Unidade 5 empreendedorismo e sustentabilidade
O físico Fritjof Capra (Capra apud Loures, 2009, p. 61)* enfatizou, em diversos estudos e debates sobre sustentabilidade, que é muito importante a discussão de princípios, denominados por ele de diretrizes ecológicas para a construção de sociedades humanas sustentáveis. São eles: Princípio da Interdependência; O Fluxo Cíclico dos Recursos; Parcerias e O Princípio da Flexibilidade. (*LOURES, Rodrigo C. da R. Sustentabilidade XXI. São Paulo: Gente, 2009).
Assinale o princípio que é definido por membros de toda uma comunidade, interligados por uma rede de relações, ou seja, a teia da vida:
Resposta
Resposta Correta: a. Princípio da Interdependênciaopriedades essenciais e sua existência de suas relações de interdependências.
Pergunta 2
Os consumidores não conscientes estão provocando impactos negativos sobre o mundo e a sociedade. Dentre esses impactos, pode-se destacar a questão da água. Os estudos das Nações Unidas mostram que, provavelmente daqui a cem anos uma entre três pessoas não terão água para consumir, seja para tomar banho, para cozinhar. A sociedade capitalista produz sempre novos e novos produtos para que os indivíduos nunca se sintam satisfeitos e sempre queiram mais e, desse modo, consumam sempre mais. Depreende-se, portanto, que o consumo está sendo banalizado pelo ser humano.
Para conter a situação acima descrita é preciso que o homem repense:
Resposta
Resposta Correta: b.
Padrão de consumo, pois o conceito de felicidade capitalista gera insustentabilidade ao planeta.
Pergunta 3
No ano de 2004, os jornalistas noticiaram que o presidente brasileiro jogou o papel de bombom de cupuaçu que comia no chão. A notícia se espalhou e fez com que a mídia brasileira refletisse sobre o assunto. A prática do presidente, na verdade, é prática cotidiana de muitos habitantes do país que ainda jogam o lixo no chão.
Uma das maneiras de extirpar práticas como essas relatadas acima, produzir sustentabilidade e novas atitudes cidadãs