UNIDADE 2 AN LISE DAS DEMONSTRA ES CONT BEIS
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
TÓPICO 1 – INDICADORES DE LIQUIDEZ
• Liquidez Corrente
• Liquidez Seca
• Liquidez Geral
• Liquidez Imediata
INDICADORES DE LIQUIDEZ
Os índices de liquidez, segundo Matarazzo (2010), mostram a base da situação financeira da empresa. Através dos índices de liquidez, conhece-se a capacidade de a empresa saldar suas dívidas, comparando os direitos realizáveis e as exigibilidades.
Matarazzo (2010) explica e apresenta um estudo realizado sobre o índice de liquidez. Explica que, se um analista se deparar com um índice de liquidez inferior a 1,00, não deve, no ato, considerar a empresa sem condições de pagar suas dívidas.
Para ficar mais clara esta situação, o autor apresenta a análise de liquidez pelo avesso, e inicia a explicação com a apresentação de um exemplo que comporá o índice de liquidez corrente.
LIQUIDEZ CORRENTE
INDICE DE LIQUIDEZ SECA
Interpretação dos resultados obtidos: através deste exemplo, que também tem a finalidade de mostrar a capacidade de pagamento da empresa, excluímos o valor dos estoques porque se busca verificar qual é a capacidade de a empresa saldar os seus compromissos na hipótese de não vender nada do seu estoque.
LIQUIDEZ GERAL
De acordo com Silva (2007, p. 308), o índice de liquidez geral mostra qual é o valor que a empresa possui em dinheiro, bens e direitos realizáveis a curto e a longo prazo, para fazer face às suas dívidas totais.
UNIDADE 2
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
TÓPICO 2 – INDICADORES DE ESTRUTURA DE
CAPITAIS
INDICADORES DE ESTRUTURA DE CAPITAIS
São aqueles que demonstram o grau de endividamento.
Na análise de balanços , este é um dos itens mais relevantes porque ele demonstra as grandes linhas de financiamento escolhidas pela empresa. De acordo com Bruni (2010), os indicadores de estrutura de capital ou de endividamento buscam analisar os efeitos que a alavancagem financeira tem sobre os resultados, sobretudo focando o risco da empresa. QUOCIENTES DE