Unidade 1 O Que Filosofia
O motivo prático que levou os gregos a inventarem a Filosofia, foi a necessidade de respostas objetivas e reais que estivessem fundamentadas em argumentos sólidos acerca de questões relacionadas ao cotidiano como exemplo: política, economia, ciências, religião, cultura, etc., que viessem abranger de uma forma única, neutra e universal todas as gerações. A filosofia não nasceu simplesmente através de mentes criativas ou brilhantes, mas de mentes que de certa forma vivenciaram um momento crítico onde o homem buscava para si verdades, as quais os antigos conceitos não mais conseguiam sustentar os seus princípios e argumentos, pois não eram lógicos, mas abstrato, infundados e contestáveis. Diante de tal crise nasce a filosofia com o propósito de encontrar não uma resposta que viesse atender a alguns, mas uma verdade universal.
2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
O senso comum trata-se do conhecimento que recebemos de uma geração para outra, e que nasce do esforço que os seres humanos fazem normalmente para resolver os problemas práticos e imediatos que surgem no dia a dia. A diferença entre o conceito grego e senso comum está na grandeza da resolução do problema, na Grécia eles pretendiam resolver o problema de todos os seres humanos, no senso comum temos um problema de cada vez e uma resolução de cada vez.
3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
A filosofia foi criada no intuito de resolver os problemas e os povos na Grécia, a ciência moderna faz pesquisas, descobre, encontra soluções através do