Unidade 04 convite filosofia
PALMAS – 2003
-CHAUI, M. Convite a Filosofia. São Paulo: 12ª Ed Editora Ática, 2001. p 109-178.
UNIDADE IV – O CONHECIMENTO
CAPÍTULO 1 – A PREOCUPAÇÃO COM O CONHECIMENTO
No inicio desta quarta unidade a autora relaciona o tema abordado com os primeiros filósofos, fazendo uma retrospectiva do surgimento da alavra Ser, através da indagação "O que é Ser?", logo em seguida, escreve o significado: em Português, significa esse; em Grego tu onta, as coisas existem.
A parti disso, os primeiro filósofos ocupavam-se com a origem do mundo o Kosmo, daí a filosofia nascente tornou-se ontológica. Por isso, considera-se que os primeiros filósofos não se preocupavam com o conhecimento quanto conhecimento, isto é se eles poderiam conhecer ou não o Ser.
Para Heráclito de Éfiso, a preocupação com o conhecimento é relacionada com a Natureza, no qual tudo se transforma no seu contrário, sendo a harmonia dos contrários, que cessam de transformar uns nos outros.
Parmênides de Eléia, só pode pensar nas coisas que são coisas, pois como pensar nas coisas que é e não é ao mesmo tempo, pensar é dizer que um ser é sua identidade profunda e permanente com isso ele tinha uma posição oposta de Heráclito.
Demócrito de Abdera desenvolveu uma teoria sobre o Ser conhecida como Atomismo: a realidade construída por átomos e os arranjos que faz sentimos a diferencias entre as coisas.
Segundo os sofistas não conhecemos o Ser, mas temos opiniões subjetivas do Ser, ao contrário Sócrates diz que a verdade pode ser conhecida basta afastarmos as ilusões dos sentidos ou das palavras ou das opiniões assim alcançara a verdade ultrapassando a realidade e chegando na essência.
Platão asseverava que conhecer é diferencia entre a ilusão e a verdade, para alcançar a "verdade absoluta" o conhecimento dividem em quatro graus: crença, opinião raciocínio e intuição intelectual. O primeiro exemplo de conhecimento verdadeiro é o da