Unid 4
Unidade IV
A empresa precisa identificar os custos dos estoques para tomar ações estratégicas com a finalidade de reduzi‑los. Sem conhecê‑los, é impossível tratá‑los. Cabe, portanto, especial atenção ao tema. O objetivo é levar o aluno a ter uma visão ampla da área de materiais, além das funções que lhes foram atribuídas, o que facilitará o entendimento como um todo e um melhor desempenho das funções, além de prepará‑lo para realização de outras funções dentro da área de materiais.
Para finalizar o assunto de Planejamento e Controle de Estoque, vamos abordar, nesta unidade, os diferentes custos com estoque, tanto o de manutenção de estoque como pela falta do mesmo, baseado no conceito e cálculo do lote econômico de compras ideal.
Associados aos custos de estoques, também vamos abordar giro de estoque e rotatividade, capital de giro, retorno de capital e make or buy (fabricar ou comprar de terceiros).
Com muitos exercícios de fixação, o aluno poderá aprender a aplicar os conceitos dos cálculos mostrados e tentar associá‑los às suas atividades do cotidiano. É importante ressaltar que, atualmente, os cálculos exibidos aqui podem e devem ser feitos por meio de ferramentas tecnológicas, como, por exemplo, softwares de gestão empresarial (ERPs), que realizam os cálculos de acordo com os parâmetros preestabelecidos no cadastro dos produtos, na implantação do sistema ou na manutenção dele.
Por exemplo: para um sistema realizar o cálculo do ponto do pedido, ou seja, disparar um alerta de novo pedido quando o estoque chega ao nível x, terão que ser parametrizados no sistema os níveis de estoque, como estoque médio e estoque de segurança.
Independentemente de o sistema realizar os cálculos, sabemos que ele é uma máquina irracional, e por isso não faz nada sozinha, ela precisa ser instruída e alimentada. Essas informações e definição de parâmetros precisam ser elaboradas por quem entende do assunto. Em outras palavras: se o aluno for