resumo sobre quem foi karl marx
Karl Heinrich Marx, conhecido apenas como Karl Marx, nasceu em maio do ano de 1818 e morreu em março de 1883. Marx foi um importante revolucionário e intelectual alemão, fundador da doutrina comunista moderna. Além disso, ele ainda atuou como filósofo, economista, historiador, jornalista e teórico político.
Os pensamentos e as ideias de Karl Marx acabaram influenciando diversas áreas de estudo, em especial a Geografia, a Filosofia, a Teologia, o Direito, a História, a Literatura, a Sociologia, a Antropologia, a Ciência Política, a Pedagogia, a Economia, a Administração, a Cosmologia, a Ecologia, a Arquitetura, a Comunicação, a Biologia, a Física e a Psicologia.
As suas teorias sobre a economia, a sociedade e a política, ficaram conhecidas popularmente como marxismo, e afirmavam que só através da luta de classes era possível que a sociedade humana progredisse, ou seja, o proletariado era quem fornecia a mão de obra para que se produzisse e a classe da burguesia controlava a produção.
A ditadura burguesa foi chamada por esse filósofo de capitalismo, já que ele acreditava que ela era executada pelas classes ricas para manterem seus privilégios e benefícios. Assim como já havia acontecido com os sistemas sociais e econômicos que antecederam-se, o capitalismo acabou gerando diversas tensões internas, culminando em sua destruição até que este fosse substituído por um sistema novo, que recebeu o nome de socialismo. Segundo Marx, uma sociedade socialista seria governada por uma ditadura do proletariado, uma classe de trabalhadores, também conhecida como democracia dos trabalhadores.
Depois da morte de sua esposa, em dezembro do ano de 1881, Marx acabou ficando muito deprimido. Além disso, passou a desenvolver alguns problemas de saúde mais sérios, apesar de ter convivido com a maioria deles por toda a vida, como a bronquite. Essas foram as causas que o levaram à morte.
Seus amigos mais próximos prestaram emocionados a última homenagem a esse grande