Unicamp
A mãe chega na varanda e encontra o maluquinho ensinando palavrões pro papagaio:
- Maluquinho, que é que você está fazendo, menino?
- Ora, mãe, tou ensinando pro papagaio as palavras que ele não deve dizer. (O livro do riso do Menino maluquinho. 2.ed. São Paulo: Melhoramentos,2000.p.74)
Na anedota há uma incoerência, a qual se caracteriza como intencional.
a) Identifique-a.
b) Justifique o porquê de ela assim se caracterizar.
Resposta:
a) O fato de o Maluquinho estar ensinando as palavras que o papagaio não deve dizer, ou seja, se o procedimento é ensinar, obtém-se como retorno a própria reprodução.
b) Como se trata de uma anedota, cuja finalidade discursiva é incitar o humor, o propósito foi de evidenciar o fato de que o papagaio aprende mais o que não deve do que o contrário.
(Unicamp-SP)
Observe que nos trechos abaixo, a ordem que foi dada às palavras, nos enunciados, provoca efeitos semânticos (de significado) “estranhos”.
Fazendo sucesso com a sua nova clínica, a psicóloga Iracema Leite Ferreira Duarte, localizada na Rua Campo Grande, 159.
Embarcou para São Paulo Maria Helena Arruda, onde ficará hospedada no luxuoso hotel Maksoud Plaza. (Notícias da coluna social do Correio do Mato Grosso)
Escolha um dos trechos, diga qual é a interpretação “estranha” que ele pode ter, e reescreva-o de forma a evitar o problema.
Resposta:
Em relação ao primeiro trecho, notamos que os elementos não se encontram dispostos numa sequência lógica, dificultando assim a compreensão da mensagem. De modo a reverter tal quadro, o enunciado se tornaria assim evidenciado:
A psicóloga Iracema Leite Ferreira Duarte está fazendo sucesso com a sua nova clínica, localizada na Rua Campo Grande, 159.
Quanto ao segundo, temos:
Maria Helena Arruda embarcou para São Paulo, onde ficará hospedada no luxuoso hotel Maksoud