uniao europeia
“Analisar o conceito de ética e sua abrangência na administração das organizações”.
A ética é um conhecimento que nos mostram a forma correta do comportamento universal de pessoas e organizações, nomeiam-se valores perante nossas atividades de trabalhos e dignificam o ser humano por sua conduta pessoal e social.
Abrangência da ética na administração
A ética na administração é fundamental, pois abrange vários setores interligados de uma empresa e governamental, onde seus aspectos são questionados pelas organizações e relações com a sociedade.
Nível social de Ética
“É justo os executivos ganharem o equivalente a dezenas de salários dos trabalhadores operacionais?”
“É correto empresas e interesses privados participarem da escolha dos governantes financiando as campanhas politicas, e o que eles pedem em troca de seu apoio aos candidatos que ajudaram a eleger.” (pag. 295, Teoria Geral da Administração – autor: Maximiano)Em minha opinião acredito e concordo com a pergunta, pois cada função tem seu piso salarial, e o profissional tem direito eticamente de receber aquilo referente a seus conhecimentos. Não cabe compara um executivo ou um administrador com um trabalhador operacional, pois a função delegada a ambos são totalmente diferentes, ou seja, um “administrador” é responsável pela parte física e burocrática de um estabelecimento. (Ex: as atividades são implantadas por eles e desenvolvidas na produção).
Se as empresas ajudassem pensando em melhorias tanto para elas quanto a população, seria ótimo, mais nem todos seguem essa mesma linha de pensamentos, e com isso o retorno que eles esperam dos políticos é recursos impostos por eles com o objetivo em lucro e fortalecer seu patrimônio.
Já a classe de baixa renda a qual necessita mais da participação dos políticos eleitos, acreditando que eles posam fazer alguma coisa à população, são os mais prejudicados pela participação dos interesses e empresas privadas na politica.
Nível