UNI O FRATERNIDADE E SEU SIMBOLISMO NA CORDA DE 81 N S
UNIÃO, FRATERNIDADE E SEU SIMBOLISMO NA CORDA DE 81 NÓS.
INTRODUÇÃO
A Maçonaria, também conhecida como Franco Maçonaria, ou Sociedade dos Pedreiros Livres, é uma sociedade iniciática, filosófica, fraterna, filantrópica, e progressista, dotada de esoterismo místico e de simbologia que nos conduz a reflexões através de objetos profanos. Assim, a atribuição de significados próprios aos símbolos (Sing. Símbolo. Do gr. Symbolon; lat. Symbolu – Aquilo que por valor evocativo, mágico ou místico, e por um princípio de analogia, seja por forma ou natureza, evoca, representa ou substitui algo ausente ou abstrato. Objeto material que, por convenção arbitraria, representa ou designa uma realidade complexa), é de suma importância para o Ap.·. M.·. pois é nos símbolos que guardam os conhecimentos, se apóiam, e sobre eles que trabalham os Maçons.
Objetivo
O objetivo desse trabalho é conduzir uma breve compilação de informações sobre o simbolismo da Corda de 81 Nós no R.·.E.·.A.·.A.·. apresentando ao final, algumas conclusões sobre a grande importância da Fraternidade e União em nosso rito, sentimentos de importância destacados na abertura dos trabalhos na leitura do Salmo 133. Não nos prenderemos, entretanto, às variadas citações sobre sua origem ou aos repetitivos significados místicos existentes sobre seu número.
No primeiro ano de Maçonaria, nós AApr.·.MM.·. somos apresentados a ferramentas que na época dos antigos Mestres Construtores (Maçonaria Operativa) eram os instrumentos de trabalho utilizados pelos Maçons Livres para realização de suas funções nas construções de suas obras normalmente encomendadas por nobres ricos e principalmente por autoridades religiosas. Hoje, esses instrumentos são utilizados simbolicamente na Maçonaria Especulativa. Anteriormente utilizados para transformar através do trabalho árduo blocos de pedras disformes em peças limpas e perfeitas usadas nas grandes construções, hoje são utilizados