Uml-máquina de trocos
Hugo de Almeida Edmilson de Mello 17-06-2012
17-6-2012
MÁQUINA DE VENDA AUTOMÁTICA
Análise e desenho do sistema em UML
1-INTRODUÇÃO
Para demonstrar a facilidade de modelagem do UML e da importância de haver um modelo para seguir na implementação de sistemas, recorremos a uma simulação de uma máquina de vendas automática. Havendo um modelo com as especificações implementadas e a implementar, facilita o desenvolvimento, a distribuição de tarefas e os objetivos a atingir em cada fase do projeto. Neste projeto vamos demonstrar as várias fases e respetivas justificações para as opções tomadas.
2-REQUISITOS
Parte essencial da realização de um projeto é a determinação dos objetivos que queremos atingir. Neste caso, vamos implementar uma máquina de vendas automática que tem como requisitos: Cada artigo será identificado pelo nome e preço; O método de pagamento é através de um cartão recarregável emitido pela máquina; Vender um produto que será selecionado a partir de uma lista; Repor o stock e permitir produtos novos; Reconfigurar o preço e o nome de um produto; Monitorização das várias métricas comerciais, como por exemplo o número de unidades vendidas para cada item. A emissão do cartão não é uma função explicitada nos requisitos da máquina e como ela não aceita dinheiro assumiu-se que é outra máquina a emitir e carregar os cartões.
3-DIAGRAMAS DE CASO DE USO
Os diagramas de caso de uso são utilizados na fase inicial do desenvolvimento. São utilizados para demonstrar como funcionam os sistemas, como os utilizadores interagem