Umbanda
A nossa amada e odiada religião é sincretizada ou trabalha-se com vários elementos; inclusive outras religiões como o espiritismo, religiões afro-brasileiras e a religiosidade dos indígenas.
A Umbanda para ser praticado é preciso ter um local de culto que podemos chamar de terreiro ou templo para que os nossos umbandistas possam realizar os seus trabalhos aos orixás ou guias espirituais que se denominam a Gira (sessão).
As sessões de Umbanda são divididas em sessão de desenvolvimento e de consulta. Na sessão de desenvolvimento, os sacerdotes (pai-de-santo ou mãe-de-santo) educam e ensinam os médiuns os mecanismos sobre a mediunidade.
Já na sessão de consulta, as pessoas conversam com os guias a fim de encontrar uma ajuda, receber conselhos ou obter curas, descarrego ou problemas espirituais.
O médium
É a pessoa que tem a capacidade de se comunicar com os espíritos desencarnados ou guias espirituais através da incorporação, da vidência ou da psicografia.
Para chegar a esse ponto devemos se preparar através do estudo, desenvolver a mediunidade, respeitar a elevação moral e espiritual, tiver a aprendizagem e a prática da Umbanda.
Nossos médiuns devem ter sempre o compromisso e encarar sempre como uma oportunidade valiosa para praticar o bem e a caridade, mas infelizmente nossos médiuns acabam desrespeitando o seu verdadeiro papel que lhe foi dado e acabam atraindo e trabalhando com as forças negativas ou obsessores que vagam pelo mundo espiritual.
Então, os nossos médiuns devem sempre levar a sério a sua missão, ter muito amor e dar valor ao que faz e ter sempre a boa vontade nos seus trabalhos do terreiro. O médium deve sempre tomar os banhos de descarrego de acordo com os seus guias ou orixás e também utilizar sempre as vestes limpas para representar a simplicidade e a humildade.
Agora eu vou citar alguns fundamentos ou regras da Umbanda que devem ser seguidos e respeitados dentro