Umbanda
Veio da africa, era praticada pelos escravos. Na Bahia ficou concentrado o Candomblé e no Rio de Janeiro há o predomínio da Umbanda.
SINCRETISMO COM A IGREJA CATÓLICA
A religião tem um sincretismo forte com a religiao Católica, então cada orixá da Umbanda está ligado a um Santo da Igreja Católica. Isto é porque os escravos, por conta da forte repressão do Cristianismo, tinham que disfarçar a veneração por seus orixás de origem africana, denominando-os dos santos da Igreja também para não serem proibidos de praticar as festas.
Exemplos: São Jorge – Ogum São Sebastião – Oxossi Sta Barbara – Iansã N Senhora da Conceição – Oxum N Senhora da Gloria – Iemanja
Na Umbanda, não sao representados como santos, e sim como orixás. Por exemplo, o Oxossi, que é referente a Sao Sebastiao, representa os Caboclos, que são habitantes da mata, curandeiros, etc. e vem da mistura do negro com o índio. Eles geralmente ficam descalços, alguns usam adornos na cabeça como o cocar ou outro acessório típico.
Hoje em dia o sincretismo, a relação dos santos com os orixás é intrinsecamente incorporada pela religião, e já não mais serve como disfarce. Os devotos da Umbanda respeitam e veneram os santos católico também. Talvez, por exemplo, nao se chegue na Igreja Católica e se bata no peito para S Jorge, mas ainda sim haverá algum sinal de respeito, como a reverência ou algo do gênero.
Outra linha da Umbanda é a dos Pretos Velhos, que vem das senzalas. Eles tem uma maneira específica de trabalhar, de se vestir e de agir. Estes gostam de vestir saias, por um pano na cabeca.
Quem incorpora uma entidade de determinada linha usa das vestimentas, age e fala como tal. Há casos em que idosos ou pessoas com dores musculares fortes, quando incorporando, se movimentam como a entidade e não demonstram desconforto algum. Acabando a incorporação, sente-se no máximo um cansaço físico, mas nada que justifique o tempo, em alguns casos longo, que ele