Uma viagem para India
Situado na Índia britânica em 1920, a história analisa o confronto de raças e culturas. Quando um jovem Inglês senhora, Miss Quested, acusa um índio homem Dr. Aziz de ter agredido nas cavernas Marabar, a cidade encontra-se dividida entre os índios e os britânicos. Aziz mantém sua inocência e Adela está tão traumatizada com o incidente que ela não é muito clara sobre o que aconteceu nas cavernas escuras.
Situado num momento em que o fim do domínio britânico na Índia. Passagem para a Índia mostra as dificuldades de amizade entre a classe dominante e subjugados.
Também examina a dificuldade que os estrangeiros enfrentam em entender a Índia e seu povo. Os sahebs - aqueles que acabaram de chegar e aqueles que vivem na Índia por um longo tempo todos tentam desesperadamente criar "casa" em uma terra estranha. A frustração que eles sentem é em grande parte devido a diferenças culturais. A necessidade do índiano para ser educado e eficiente, para qualquer um é considerado um convidado é um direto e não uma opção. Isto leva a mal-entendidos e frustrações.
Índia por si é dividido ao longo de linhas de religiões e de casta. É um clima quando dois índianos de diferentes religiões acham difícil se tornam amigos.
Mas tanto a Sra. Moore e Adela Quested queriam experimentar a Índia real. (Adela está envolvida com o magistrado da cidade, Ronny Heaslop, filho da Sra. Moore)
Forster analisa o conceito de amizade - entre índianos, entre homens e mulheres, entre índianos e ingleses. E pergunta se a amizade é possível entre governante e subjugados.
Aziz é um médico respeitado e bem visto. Jovem Idealista, ele se apega a Sra. Moore e quer fazer o seu melhor para ser bom para ela. Quando Adela e Sra. Moore expressa um desejo de ver a Índia, Aziz se oferece para levá-los para ver as cavernas Marabar. Um viúvo com três filhos, ele encontra uma grande ligação com a Sra. Moore, que também tem três filhos. Mesmo que ele conhece seus apenas duas