Uma viagem de Ônibus
SUMÁRIO
Objetivo: ….....................................................................................3
Método: ..........................................................................................3
Desenvolvimento: .........................................................................4 a) O Passeio de ônibus b) Seguindo viagem
Conclusão: …................................................................................7
Trabalho Etnográfico no Transporte Coletivo da Minha Cidade
Objetivo:
Tentarei mostrar, através deste trabalho de pesquisa, o comportamento dos passageiros, cobrador e motorista do ônibus que faz o percurso, Governador Portela/Avelar em Paty do Alferes, Rj.
Método
O trabalho de campo e observação participante, possibilitou-me alcançar os objetivos propostos. Deixando-me envolver e ao mesmo tempo estranhando, pude construir minha pesquisa e concluir meu trabalho.
Desenvolvimento:
O passeio de ônibus
O trajeto do ônibus que escolhi, dentro da cidade de Paty do Alferes, envolve as cenas do cotidiano de uma cidade do interior, onde pude registrar e evidenciar o que a repetição do dia a dia propensa a excluir, por se tornar comum. Ponto de partida, às quatorze horas em Governador Portela, chegada em Avelar, quinze horas, com uma paisagem que se mistura entre cidade e campo. Mas, um personagem chamou a minha atenção. Alecsandro, o despachante do ponto de ônibus, tinha a pele branca e era calvo, nasceu no sul do Brasil, e todos o conhecem por “Zoinho”, apelido dado por ser zarolho, sempre muito atencioso com os passageiros. Numa conversa informal, falou-me que trabalha há vinte anos na mesma empresa e que conhece todos pelo nome e sobrenome, raro, mais familiar.
Seguindo viagem
Durante o percurso, pude observar o vai e vem de passageiros, alguns indo trabalhar,