Impacto do tráfego no transporte público coletivo
PÚBLICO COLETIVO A PARTIR DA INTERFERÊNCIA DO VEÍCULO
PARTICULAR NAS FAIXAS EXCLUSIVAS PARA ÔNIBUS
João Evangelista Dantas dos Santos
Vanessa Jamille Mesquita Xavier
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
Universidade Federal do Ceará
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho operacional do ônibus, a partir da interferência do veículo particular nas faixas exclusivas destinadas ao mesmo, em determinada via e horário na cidade de
Fortaleza, Ceará. Isso foi possível através da comparação desses dois modos de transporte, onde foram coletados dados de viagens realizadas em ambos os modos e posteriormente analisados a partir da resolução de cálculos.
ABSTRACT
This study have with aim to assess the availability of the bus operational from the interference of the particular vehicle in exclusive lanes for the same, in a certain way and time in the city Fortaleza, Ceará.
By comparing two modes of transport, in which was promoted then a modal challenge between car and bus, where data were collected from trips made in both modes and subsequently analyzed by solving calculations, which allowed claim about the influence of private vehicle on the bus service in the passage chosen for analysis.
1.
INTRODUÇÃO
Em muitas cidades ao redor do mundo, o modelo urbanístico que prevaleceu ao longo do século XX foi inteiramente voltado à cultura do automóvel. Esse modelo se caracterizou por espaços viários crescentes para os automóveis e espaços cada vez mais diminutos para os pedestres, além de ignorar outros modos de deslocamento como as bicicletas (MOREIRA, 2013).
A elevação do poder de compra da população, os estímulos do governo no que se refere às isenções fiscais e acesso ao crédito para compra de veículos parece ter impulsionado o incremento da frota. O crescimento da frota de automóveis e motocicletas aliado a ineficiência do transporte público pode ajudar a explicar o porquê de a população