Uma reflexão acerca do trabalho do assistente social no hsbj em volta redonda
6850 palavras
28 páginas
INTRODUÇÃONeste trabalho tratamos sobre a participação e inserção dos assistentes sociais nos processos de trabalho desenvolvidos no Sistema Único de Saúde. Meu abarcamento com essa questão decorre da minha experiência no período de estágio (durante 1 ano no Hospital São João Batista – VR) ocasião em que compartilhei com outros assistentes sociais de inquietações a respeito do conteúdo das ações do Serviço Social nas unidades de saúde.
Tem-se como objetivo principal neste trabalho conhecer a inserção do profissional de Serviço Social neste campo de atuação; realizar uma breve reflexão a cerca de seus desdobramentos para a qualidade dos serviços prestados a população, bem como conhecer o Hospital São João Batista e a inserção do profissional de Serviço Social neste campo de atuação e travar uma breve reflexão a cerca da intervenção profissional.
A metodologia utilizada neste trabalho será de natureza exploratória através de levantamento bibliográfico em livros, revistas, artigos periódicos, jornais e materiais eletrônicos.
No Capítulo I será abordada a história da política de saúde no Brasil que antecede a década de 30, época que começa a se configurar a política social no país. Abordamos o movimento da reforma sanitária que agrega um conjunto de reformas sociais voltadas para a democracia no país que culmina com o Sistema Único de Saúde. Refletimos sobre a atuação do assistente social, em específico no campo da saúde.
Capítulo I
Breve história da Política de Saúde no Brasil
1.1 - Breve História da Política de Saúde no Brasil
A política social brasileira é marcada historicamente pela bondade e caridade, considerada um favor aos pobres e pela subordinação aos interesses econômicos de nossas elites. Mota (2004) considera que as políticas de proteção social do Brasil (saúde, assistência e previdência) são consideradas produto histórico das lutas da classe trabalhadora, na medida em que respondem pelo atendimento de necessidades