Media salarial
CAMPUS SWIFT
MÉDIA SALARIAL
HERNANDO CONSTANÇA JUNIOR RA:A671D6
ANDRÉ FERREIRA MENDES RA:A70ACJ1
HENRIQUE TREBILCOCK RA: A700AB4
ANGÉLICA PERALTA SECCO RA: A603FD1
ELEUTÉRIO PADOVANI NETO RA: A662EG5
TURMA: EB2R12 / EB3S12
PERIODO: NOTURNO
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO
2 GRÁFICO DE DADOS
3 CONCLUSÃO
1 INTRODUÇÃO
Na gestão da remuneração, seja no desenvolvimento de novos planos, ou no dia a dia, sempre surgem dúvidas e questionamentos naturais, quanto a influência dos salários de mercado sobre a estrutura interna de salários da empresa, tais como: - Não deveríamos simplesmente seguir os resultados coletados no mercado?
Bem, poderíamos ficar aqui levantando uma série destas perguntas, e, sem dúvida que cada uma delas, e cada um dos interlocutores merecem uma atenção especial, na busca de uma alternativa que melhor atenda as necessidades das empresas.
O desenvolvimento de Planos de Remuneração tem sempre em vista dois princípios básicos: Equilíbrio Interno e Equilíbrio Externo.
Apesar de já bastante conhecidos, vale a pena uma pequena definição destes princípios:
Por Equilíbrio Interno, entende-se a definição da escala de valores, que resultará no posicionamento relativo mais adequado dos cargos, ou seja, como os cargos vão ser enquadrados, numa ordem de salários, de uma forma justa?
E, por Equilíbrio Externo, entende-se exatamente aquilo que está mais relacionado com o presente artigo, ou seja, a definição adequada das tabelas salariais da empresa, considerando-se o equilíbrio com os níveis salariais pagos no mercado.
Mas que mercado é este?
Cada empresa deve definir o segmento de mercado que melhor possa representar a sua realidade. Tradicionalmente, deve-se levar em conta a região de atuação, o ramo da empresa, o porte, enfim, buscar identificar no mercado as empresas que de uma maneira ou de outra, possam disputar os mesmos profissionais, e obter uma Pesquisa de Remuneração