Uma rede sem chefia, mas poderosa, esta agindo para provocar modificações radicais no mundo
1) "Uma rede sem chefia, mas poderosa, esta agindo para provocar modificações radicais no mundo"... Mais ampla do que uma reforma, mais profunda do que uma revolução, essa conspiração benigna a favor de uma nova ordem deflagrou o mais rápido realinhamento cultural da história". (Ferguson, 1995). Considerando a afirmação anterior, cite um dos novos frutos desse realinhamento cultural nas organizações.
A rede sem chefia a que se refere a questão, trata-se de uma cultura organizacional que utiliza gestão participativa e metodologias diferenciadas. Certamente essa organização confere aos seus funcionários poderes para diagnosticar, analisar e propor soluções para problemas pontuais que ocorrem diariamente na empresa. Este mecanismo de valorização e utilização do conhecimento, habilidade e energia das pessoas é conhecido por Empowerment.
Os principais frutos desse modelo são: a rapidez das informações, globalização, enxugamento de cargos, empowerment de conhecimentos, multidisciplinaridade, mudança nos processos, adequação as necessidades do mercado entre outros que surgem dessa cultura organizacional, que cada vez ganha mais adeptos para atingir os objetivos das organizações e a imortalidade no mercado.
2) Pascale, Milleman e Gioga, em seu livro "Surfing the edge off chaos", relatam que entre 1976 e 1985, 10% das empresas listadas na "Fortune 500" (As 500 maiores empresas dos EUA), desapareceram da lista. Nos 05 anos seguintes este indice passou para 30%, saltando para 35%no periodo entre 1991 e 1996. Que motivos provocaram esta mudança?
Verificamos que são empresas de uma geração de enfoque em processos mecânicos e industrializados, em virtude disso, os processos eram cíclicos e repetitivos. Com o surgimento das tecnologias da informação, as constantes mudanças foram iminentes que aceleraram os processos e exigindo uma dinâmica acentuada no que tange a agilidade, flexibilidade, produtividade e qualidade nos processos. Pairando uma