Uma Questao De Desenvolvimento Deve Apresentar
1) Estrutura lógica e 2) argumentação de resposta.
Assim, a estrutura deve incluir três partes: Introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução apresenta-se o tema da resposta no seu aspecto mais global.
Em geral apresenta-se uma definição do assunto ou uma síntese do mesmo, sem entrar em pormenores. Quando necessário, deve situar-se o assunto no tempo, no espaço, numa corrente ou paradigma, ou apresenta-se uma contradição, conflito, disputa, problema, etc.
No desenvolvimento devem considerar-se os vários pontos de vista em relação ao assunto e os vários ângulos pelos quais se deve tratar o problema, distinguindo sempre o essencial do acessório. Nesta apresentação devem incluir-se reflexões próprias, críticas e formulação de novas perguntas relacionadas com o assunto. Não deve haver repetição de ideias, contradições ou fugas ao tema. Deve ser-se sintético, claro e lógico na exposição.
Na conclusão deve apresentar-se uma síntese do desenvolvimento de modo a resumir a ideia final do aluno quanto a esse tema. Não deve ser longo nem repetir as frases do desenvolvimento.
A argumentação deve ser feita de forma a deixar claro o ponto de vista do aluno em relação ao que foi perguntado e SÓ ao que foi perguntado, sem desvios nem assuntos paralelos. Aqui a capacidade de síntese é fundamental.
O aluno tem de deixar MUITO CLARO, o que entende ser fundamental e o que entende ser secundário na sua resposta.
É expressamente proibido citar sem fazer referências e portanto, entende-se que, uma vez que o teste é sem consulta, o aluno deve expor as suas ideias com palavras próprias e não com frases retiradas do manual ou de outras fontes. Toda a repetição de frases e textos que for literal e não tiver referência completa será considerada nula (não vale a pena copiar frases!)
O aluno deve ter claro que a simplicidade e facilidade de leitura da resposta e da caligrafia são do seu maior interesse e portanto, deve cuidar do aspecto e