qualidade de software
Unidade IV
4 MODELOS DE QUALIDADE DE SOFTWARE
4.1 Introdução
As mudanças que estão ocorrendo nos clientes e nos ambientes de negócios altamente competitivos têm motivado as empresas a modificarem estruturas organizacionais e seus processos produtivos na área de software. Todavia, alcançar a
5 competitividade pela qualidade implica tanto na melhoria da qualidade dos produtos de software e serviços correlatos, como dos processos de produção e distribuição de software.
Como vem acontecendo com as empresas de outros setores, como, por exemplo, a indústria automobilística, as
10 empresas de serviços da área médica, a indústria aeronáutica etc., a qualidade tem se tornado fator crítico de sucesso para a indústria de software. De acordo com o modelo MPS.
BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), para que o
Brasil possua um setor de software competitivo, nacional e
15 internacionalmente, é essencial que os empreendedores do setor coloquem a eficiência e a eficácia dos seus processos em foco nas empresas, visando a oferta de produtos de software e serviços correlatos conforme padrões (normas e modelos) internacionais de qualidade.
20
90
Neste módulo serão apresentados os três principais modelos de qualidade de software que têm como foco a melhoria contínua da qualidade nos processos e produtos de software: o modelo MPS.BR, o modelo ISO/IEC 15504 e o modelo CMMI-DEV.
QUALIDADE DE SOFTWARE
4.2 O modelo MPS.BR
4.2.1 Introdução
Conforme o manual do MPS.BR, o foco principal do modelo brasileiro, é atender ao perfil de empresas com diferentes tamanhos e características, públicas e privadas, embora com especial atenção às micro, pequenas e médias empresas. Outro
5 fator importante é que ele seja compatível com os padrões de qualidade aceitos internacionalmente e que tenha como pressuposto o aproveitamento de toda a competência existente nos padrões e modelos de melhoria de processo já disponíveis.
Dessa forma, ele tem como base os requisitos de processos
10