Uma nova proposta: práticas inovadoras de avaliação
Módulo: Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica
Tutor: Elias Alexandre Oliveira dos Santos
Estudante: Eliana Pigari Baptista
Terceira Atividade Avaliativa- Definindo o Projeto de Pesquisa
1- Autora: Eliana Pigari Baptista formada no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE- Presidente Prudente -SP) e pós-graduada no curso Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Fátima do Sul-MS (F.E.F.S) e pós graduanda pela Faculdade Integrada AVW-POS EAD.
2- Título: UMA NOVA PROPOSTA: PRÁTICAS INOVADORAS DE AVALIAÇÃO
3- Tema: O conflito do educador em relação à prática pedagógica avaliativa já cristalizada socialmente em contraste com as propostas inovadoras de reflexão/avaliação. 4-Problema de pesquisa: Que limites dificuldades, conflitos e ansiedade o professor/avaliador manifesta ao confrontar as concepções e práticas de avaliação já estabelecidas com as práticas inovadoras de avaliação?
4- Justificativa
Entende-se que a prática avaliativa vista de maneira mensurável está totalmente desvinculada do processo de ensino e aprendizagem por ser seletiva, excludente, quantidade e somativa, valorizando somente o final e não o processo, quando deveria ser inclusiva, priorizar a qualidade e não a quantidade, pois o conhecimento não poder ser medido, uma vez que este é construído diariamente. Assim, o nosso interesse recai sobre o referido assunto, por supor que o educador, nesse momento transitório, vive um conflito em sua prática pedagógica. O sistema educacional prega um discurso inovador de que o aluno precisa ser avaliado em sua totalidade, porém cai em contradição ao aplicar as avaliações institucionais externas como: SAEMS, SAEB, Prova Brasil, Olimpíadas de Matemática das escolas públicas, etc., porque as mesmas, por mais contextualizadas que sejam, partem do seguinte princípio: números.