Uma Nota sobre o Trabalho em Equipe
Uma nota sobre o Trabalho de Equipe, Harvard Business School, 407-P02, 2011.
O trabalho baseia-se na abordagem das habilidades necessárias para a combinação de esforços para a formação de equipes e processos para tornarem-se altamente eficazes.
De acordo com o texto, quando as tarefas tornam-se mais complexas, será exigida uma diversidade de habilidades que combinam a especialização e a experiência de diversos indivíduos. Uma equipe trabalhando em conjunto produz mais e gera melhores resultados do que um indivíduo sozinho.
O texto analisa os quatro aspectos do processo de equipe eficaz: tomada de decisões, participação, influência e conflito. Analisa ainda o desenvolvimento de grupos e, por fim, aborda dois desafios apresentados pelo ambiente global.
Tomada de Decisão
Um processo de tomada de decisão que incentive o raciocínio crítico e o debate inclui as quatro etapas: identificar e explorar o problema, gerar soluções possíveis, aperfeiçoar e criticar as soluções e Implementar a solução.
Participação
Observar a disparidade nos níveis de participação pois grandes diferenças geralmente indicam que o processo não é eficaz. Membros podem agir como árbitros. Influência
A influência geralmente é uma questão do status, da experiência, da competência e do estilo pessoal. Uma forma de medir a influência relativa é observar as reações dos outros membros do grupo e fazer intervenções para discutir melhor uma ideia e ampliar a discussão.
Conflito
Os membros têm de aceitar diferenças individuais e, ao mesmo tempo, celebrar a identidade coletiva da equipe e suas metas, criando um ambiente seguro. Uma discussão sobre os diferentes pontos de vista dos membros da equipe e um questionamento franco das premissas subjacentes resultam em decisões mais criativas. É o conflito de tarefa, relacionado ao trabalho da equipe. Essencial para uma equipe de alta produtividade.
Desenvolvimento da Equipe
A natureza da tarefa