Uma Moeda Texto
Novo estudo mostra o Euro levando a preços uniformes entre os países.
Peter Dizikes | MIT Notícias Escritório
01 de abril de 2014
A economia tem uma "lei do preço único", que afirma que mercadorias idênticas deve, em teoria, vender a preços idênticos - ou então os mercados vão nivelar as diferenças. Os trabalhos empíricos sobre o tema, no entanto, produziu pouca evidência em apoio a essa "lei", e muitos estudos mostrando os desvios a partir dele.
Agora, um papel recém-publicado coautoria de dois economistas do MIT, juntamente com um colega da Universidade de Chicago, apresenta evidências de uma forte convergência de preços na zona euro, a região dos países europeus que partilham uma moeda comum. A divergência dos preços dos produtos é de 30 a 50 por cento mais baixos em países da zona euro do que é, mesmo em países vizinhos cujas moedas estão atreladas ao Euro. “ O que é surpreendente sobre o nosso trabalho é que encontramos a lei do preço único”, diz Roberto Rigobon, a Sociedade de Sloan Fellows Professor de Gestão na Sloan School of Management do MIT, e um coautor do trabalho “, e nós achei que fosse muito fortemente dependente da moeda em que os preços são cotados ".
De fato, a unidade da moeda parece ser um fator mais poderoso na determinação dos preços do que as características de países ou consumidores particulares.
"Os economistas tendem a pensar o que impulsiona as diferenças de preços internacionais são coisas como custos de transporte, custos de informação, tarifas, diferenças culturais e outros fatores", diz Alberto Cavallo, professor da MIT Sloan, e outro coautor do papel. "Estamos descobrindo as coisas parecem não importa em relação ao varejista, mostrando os preços na mesma moeda."
O papel, "uniões monetárias, lançamentos de produtos, bem como a Taxa de Câmbio Real," está sendo publicado pela Quarterly Journal of Economics. Junto com Cavallo e Rigobon, o estudo foi conduzido por Brent Neiman, um professor da Universidade da