Uma lição de vida
2- DESENVOLVIMENTO
Ao longo do tratamento, Vívian analisa atentamente a postura e o comportamento dos profissionais de saúde, os cuidados que está recebendo, suas reações ao tratamento e as doenças, ao mesmo tempo em que relembra como ela tratava de forma intolerante, quando professora, seus alunos.
O Dr. Kelekian só se importa com o resultado do tratamento, sem levar em consideração os efeitos que os remédios causam no paciente e como este está emocionalmente, tratando-o como uma verdadeira cobaia.
O filme provoca discussões para vários temas: como a relação médico-paciente; relação entre profissionais da saúde e os cuidados que estes devem ter quanto ao uso adequado dos equipamentos de segurança individuais e coletivos; os quatro estágios da doença; a autonomia do médico e do paciente; ética em pesquisas; comunicação em saúde; consentimento informado; fases da doença; reflexão sobre a própria vida e como tratamos o outro, em especial aos pacientes das enfermarias hospitalares. Os momentos do filme mais tocantes e que me marcaram foram quando Susie Monahon, a enfermeira-chefe, prestou um atendimento humanitário a Vívian oferecendo-lhe um picolé, e da única visita que recebera na enfermaria, sua ex-professora Ashorf que recita algo de Donne. Momento em que Vivian demostra toda a sua fragilidade e carência quanto a falta do calor humano, o que pode ter interferido no sucesso do tratamento.
Esse fato, nos