Uma empresa
Administração de Empresas
Teoria da Administração
Prof.ª: Daniella Campelo Lima
CULTURA ORGANIZACIONAL
Katia Mendes de Freitas Nascimento
1° Semestre
Limoeiro do Norte – CE / 25 de outubro de 2013
CULTURA ORGANIZACIONAL Cultura implica em falar sobre a capacidade de adaptação do indivíduo à realidade do grupo no qual está inserido, com a construção do seu significado social e normativo possibilitando que um grupo se fortaleça ou desintegre. Cultura Organizacional é o modo de vida próprio que cada organização desenvolve com seus participantes. Cada organização tem a sua cultura própria, repousa sobre um sistema de crenças e valores, tradições e hábitos, uma forma aceita e estável de interações e de reconhecimentos sociais típicos de cada organização.
- TIPOS DE CULTURA ORGANIZACIONAL:
Cultura adaptativa: caracteriza-se pela maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. De um lado a necessidade de estabilidade e permanência para garantir a identidade da organização.
Cultura conservadora: caracterizam pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.
Cultura forte: seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influência comportamentos e expectativas.
Cultura fraca: culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo seria uma empresa pequena e jovem.
PENSADORES
AZEVEDO (1958): apresentou como traços característicos da psicologia do povo brasileiro: afetividade, irracionalidade e misticismo, religiosidade católica popular, cultivo da docilidade, sobriedade diante da riqueza; vida intelectual e