Uma contribuição para a história do planejamento urbano no Brasil - A reação está presente, porém ainda é frágil e Os anos de 1990
Os anos de 1970 marcam uma nova etapa na consciência popular urbana no Brasil, com o fortalecimento dos movimentos populares. Nos anos de 1980, com a mobilização estimulada pelas possibilidades de influenciar na elaboração da nova Constituição do país, esses movimentos cresceram muito em organização, adesões e atuação.
Uma proposta de Emenda Popular à Constituição foi enviada ao Congresso Nacional, no final dos anos de 1980, por entidades nacionais e regionais, contendo as reivindicações das massas urbanas, entre elas, a propriedade imobiliária urbana, habitação, transportes e gestão urbana.
Os planos diretores passaram a ser questionados pelas populações urbanas marginalizadas, pois estes perpetuavam a inanição do Estado. As políticas públicas se manifestavam principalmente pelas políticas habitacionais e da legislação urbana principalmente as de loteamento e zoneamento seguido nos bairros mais ricos, mas colocando a maioria restante na clandestinidade; de um lado, a legal, equipada e moderna, e, de outro, a clandestina, miserável e atrasada. A resposta das classes dominantes a esse movimento foi o plano diretor, sendo exigido para cidades com mais de 20 mil habitantes.
O avanço apresentado na Constituição está na possibilidade do plano diretor ser um instrumento que define se a propriedade urbana está ou não cumprindo sua função social. Apesar de a Constituição dificultar a aplicação de sanções aos proprietários que não derem destinação social a suas propriedades.
Os anos de 1990
A década de 1990 foi selecionada como um fim de um período na história do planejamento urbano brasileiro porque marca o início do seu processo de politização, fruto do avanço da consciência e organização populares. Essa politização ficou clara desde as metodologias de elaboração e dos conteúdos de alguns planos até os debates travados, nos legislativos e fora deles, em várias cidades importantes do país e a transformação do