UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO SOCIAL EM RELAÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
FRANCISLEI DA SILVA OLIVEIRA 1
JÂNIO VENÂNCIO DOS SANTOS 2
MÁRCIA CAMOEIRAS SANTOS 3
MARCOS FOGAÇA VIEIRA 4
MARÍLIA BRITO ALVES 5
RESUMO
Objetivo: Compreender como o fenômeno da gravidez na adolescência incide sobre a vida e o comportamento dos diversos atores envolvidos. Apresentar a realidade das jovens mães antes, durante e após o período gestacional para contextualizarmos o problema da gravidez precoce.
Métodos: Pesquisa de campo com entrevistas com as jovens sobre o período em que estas vivenciaram a gravidez. Confronto teórico para argumentação do problema estudado.
Palavras chave: gravidez. adolescência. família. INTRODUÇÃO
Neste presente artigo faremos uma análise de como se dá a relação da sociedade com a gravidez na adolescência. Contextualizaremos situações em que esses adolescentes se encontram, suas dificuldades e desafios perante a sociedade.
Esta análise se dará a partir de relato coletado em campo, com áudio e entrevistas, construindo um esboço para uma confrontação teórica.
Consideraremos fatores intensamente relacionados à gravidez na adolescência como família, escola, sociedade. Apesar das limitações referentes ao tempo para pesquisa, nossa abordagem tem como objetivo principal entender o significado da gravidez e como essa vivência se dá e seus conflitos e sua dinâmica em nossa sociedade.
DESENVOLVIMENTO
A adolescência é um período de muitas transformações, seguramente o momento em que o ser humano sofre a metamorfose mais acentuada da sua existência: seu corpo, ideias, tendências, comportamentos, etc. Apenas um fenômeno, talvez, se assemelhe à brutalidade nas transformações desse ser: a gravidez. Quando esta ocorre, traz mudanças radicais na vida de seus atores.
No campo da sexualidade muito há que se discutir, desde as mais breves explicações até os aspectos mais complexos da sexualidade e seus impactantes fenomenológicos nos campos