Uma análise da família contemporânea
SERVIÇO SOCIAL
LUCAS ALMEIDA COSTA
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Paracatu
2013
LUCAS ALMEIDA COSTA
UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Social.
Prof. Adarly Rosana, Lineia Rampazzo, Mácia Bastos e Sergio Goes
Paracatu
2013
SUMÁRIO
Introdução 3 1 - Uma análise da família contemporânea 4 2 - Tipos de Família 4 2.1 - Famílias nucleares 4 2.2 - Famílias alargadas 5 2.3 - Famílias mono parentais 5 2.4 - Famílias reconstruídas 6 2.5 - Famílias unitárias 6 2.6 - Outras famílias 6 3 - Estruturas familiares 8 Conclusão 9 Referências Bibliográficas 10
Introdução
Neste trabalho proponho apresentar alguns dos tipos mais comuns de família que existem e alguns conceitos relacionados à mesma. A família é a base da sociedade, sendo assim é de extrema importância seus membros manterem a harmonia e a solidariedade, pois dentro de uma estrutura familiar se conserva o mais intenso valor, constituindo assim um conjunto simbólico que se encontra como um material disponível possibilitando a organização do sujeito na sociedade. Os membros de uma família têm muitos tipos de formações morais, é com a nossa família que aprendemos e desenvolvemos nossos muitos atributos, sentimentos, ela também proporciona a nossa evolução pessoal, é com a família que construímos a nossa moral, nosso caráter, a personalidade de cada um, a família é à base do indivíduo.
É também necessário visualizá-la como sendo uma instituição social que sofre constantes processos de transformações e adaptações desencadeados de acordo com os vários momentos históricos. O espaço e o tempo indicam as diversas composições e finalidades que as estrutura familiares apresentam ao longo do seu processo de desenvolvimento.
1 - Uma análise da família contemporânea
Nas últimas décadas