Os novos arranjos familiares
SERVIÇO SOCIAL
LUCAS ALMEIDA COSTA
OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES
Paracatu
2013
LUCAS ALMEIDA COSTA
OS NOVOS ARRANJOS FAMILIARES
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina .
Prof.
Paracatu
2013
SUMÁRIO
Introdução 3 1 - família 4 2 - Famílias monotemporais em Paracatu 4 3 - A família na sociedade contemporânea 4 4 - A família e o Serviço Social 6 5 - O compromisso com a ética e a moral na família 7 Conclusão 8 Referências Bibliográficas 10
Introdução
Esta pesquisa tem como propósito repensar as transformações e o processo de construção da família em termos conceituais, considerando o contexto e a historicidade como essenciais para o alcance do objetivo proposto.
A sociedade moderna caracteriza-se por grandes mudanças nos campos da economia, da política e da cultura, afetando significativamente todos os aspectos da existência pessoal e social. Essas mudanças repercutem fortemente na vida familiar, desde o modelo de formação até o provedor do sustento, entre outros aspectos.
As relações familiares e principalmente os tipos de formação das famílias atuais são totalmente diferentes e mais diversificadas que as famílias de antigamente. O modelo de família predominante era o de um casal, formado por um homem, provedor financeiro, e uma mulher, administradora do lar e responsável pelo cuidado e educação dos filhos. A família de hoje aparece em meio a uma nova realidade, existem várias tipos de formação familiar coexistindo em nossa sociedade, tendo cada uma delas suas características e não mais seguindo padrões antigos, caracterizando arranjos familiares que contrariam os preceitos do patriarcado, contestando os modelos tradicionais e revelando paisagens até então desconhecidas ou pouco evidenciadas.
No decorrer dos tempos houve muitas mudanças tanto nos laços familiares, como na estrutura econômica,