Uma analise da familia contemporanea
SERVIÇO SOCIAL
O PROBLEMA DAS CRIANÇAS QUE VIVEM NAS RUAS
O MUNICIPIO DE TARAUACÁ
TARAUACA
2010
O PROBLEMA DAS CRIANÇAS QUE VIVEM NAS RUAS
O MUNICIPIO DE TARAUACÁ
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Pscilogia Geral.
Prof. Lisneia Aparecida Rampazzo
TARAUACA
2010
Diante do texto indicado “O Menino de Rua” entre o Sombrio e a Aberrância da Exclusão Social, pude entender que esse termo passou a circular a partir dos anos 80, para classificar um grupo social emergentes nas grandes metrópoles de países da América Latina (Brasil, México e Colômbia), daí em diante, passou a ser utilizado como mecanismo de exclusão. condições de vida percebe-se total vulnerabilidade social. O objetivo geral é compreender tal situação e observar como as crianças encontradas nas ruas muitas vezes exercendo atividades de trabalho (engraxando sapatos, vendendo e etc.) e principalmente "pedindo" representam a expressão "meninos de ruas" que foi estereotipado pela sociedade, que não tem conhecimento da realidade em que estas crianças vivem. Outro ponto importante é identificar a posição da sociedade em relação ao problema e quais os motivos sociais e pscicologicos que levam o aumento deste problema social.
Devemos sabe que uma criança é um ser humano que necessita de cuidados para o seu desenvolvimento. Uma parte fudamental na vida de uma criança é o acopanhamento no medico que cuida do desenvolvimento físico e das doenças e/ou traumas físicos. Os aspectos psicológicos do desenvolvimento da personalidade, com presença ou não de transtornos do comportamento, emocionais, ou presença de neurose infantil - incluídos toda ordem de carências, negligências, violências e abusos, que não os deixa "funcionar" saudavelmente, com a alegria e interesses que lhes são natural - recebem a atenção da Psicologia Clínica Infantil (Psicólogos), através da Psicoterapia