Uma abordagem sobre a harmonização entre a contabilidade brasileira e a internacional: o caso da parada programada
1 – Introdução O artigo fala sobre as mudanças que acontecem atualmente no ambiente contábil no Brasil pautado na harmonização das normas contábeis, tendo por base as Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo International Accounting Standards Board – IASB, prevista na Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007.
O processo de mudança aspira maior clareza e comparabilidade das demonstrações contábeis, principalmente no âmbito internacional, mas também poderá gerar, algumas vezes, maior dificuldade em avaliar e obter novos julgamentos sobre cada operação e sua melhor maneira de registra - lá. A imaginação contábil quanto às formas de contabilização de um acontecimento pode ser baseada nas teorias clássicas, aquelas já existentes, ou trazem pesquisas tão enraizadas que provocam mudanças nos princípios julgados inquestionáveis até então. O exemplo que o artigo nos traz é o caso do registro de provisões para parada programadas. Portanto, o objetivo da pesquisa é ponderar essa mudança de prática no registro dos gastos com parada programada à luz da Teoria Contábil e os objetivos acessórios foram verificar se a convergência para as normas internacionais tem auxiliado a evolução da qualidade da evidenciação contábil no Brasil.
2 – Metodologia
A pesquisa foi alimentada por atos normativos concernentes ao tema emitido pelos órgãos reguladores no Brasil e no exterior, além de livros e artigos brasileiros, publicações de referência e fontes estrangeiras traduzidas para o português.
No Artigo a revisão bibliográfica é complementada por um exemplo prático, no caso a empresa Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A.), que realizou a mudança de contabilização das paradas programadas em suas demonstrações contábeis do ano-base 2006, bem como apresentou descrição dessa mudança em nota explicativa. A principal dificuldade relatada