Uma Abordagem sobre Conteudo e Metodologia Aplicada
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS COMO DIRETRIZES.
Uso da Língua Portuguesa acarreta em termos e regras desconhecidos pelos alunos, mesmo que automaticamente esta seja a língua materna, o fato não isenta de se aprender o objetivo da disciplina portuguesa.
É preciso entender sobre a importância da leitura e reflexão no aluno, tornando além de capaz de sobreviver em sociedade critico sobre aquilo que vê.
Os PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais) estabelecem um currículo sistêmico, com a proposta pedagógica de diretrizes para a educação. Elaborada em 1996 buscou os desafios educacionais do Brasil e apresentam o domínio de língua, tanto à escrita como oratória “é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo e produz conhecimento” BRASIL (1997, p.15)
Portanto as responsabilidades da instituição de ensino quanto do professor se tornam em mesmo grau de importância em garantir o acesso dos alunos ao saber. Podemos analisar esta afirmação a partir de que “é na escola que o aluno precisa conhecer o valor da leitura e de escrita numa sociedade letrada, e muitas vezes, é o professor das series iniciais o primeiro modelo de leitor e escritor que a criança tem”. LITRON (2009, p.16)
Apresentar os PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais de forma que esteja relacionado com o contexto social brasileiro, torna-se de suma relevância para reforçamos a importância dos ciclos iniciais e o professor de português como co-autor deste ensino.
DIFICULDADES DO ENSINO NA LINGUA PORTUGUESA
Atrás de qualquer ensinamento existem um trabalho direcionamento à algum objetivo, para isso são utilizados mecanismos e estratégias. O ensino sofre transformações ao passar dos anos, o que traz consigo implicações nas atuações e desenvolvimento de um ensino que acompanhe este ritmo acelerado.
A relação que constituem a situação concreta da interação são