organização
A partir do movimento de reconceituação que os assistentes sociais passaram a ver uma nova possibilidade de direcionamento da pratica profissional em relação aos estudos sobre a classe trabalhadora e seu movimento de organização, esse interesse pela classe trabalhadora surgiu em um movimento favorável, pois naquele momento havia uma ascensão das lutas de classes trabalhadora nos países tanto dos trabalhadores urbanos como dos rurais pela reforma agrária.
Os assistentes sociais avançam na organização da categoria profissional rumo à organização sindical juntamente com um terreno fértil para desenvolver o trabalho como profissional assalariado.
No Brasil, a hegemonia das duas mais importantes instituições dos trabalhadores. Partido dos trabalhos (PT) e da Central Única das trabalhadoras (CUT). Fortalecendo o projeto conservador da burguesia sob a hegemonia do capital financeiro. Esse instrumento para constituir a classe trabalhadora no Brasil hoje não a serve mais.
Com ascensão do neoliberalismo em 90 foram destruídos alguns avanços que a classe trabalhadora conquistou por meio de suas lutas, mas o Serviço Social associado ao pensamento Marxista já havia uma profissão hegemônica em sua orientação acadêmica profissional, com maturidade intelectual e política, e continua fazendo a