Um toque de clássicos- fichamento de citaçoes
um toque de clássicos karl marx
Itaúna
2014
um toque de clássicos karl marx
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da diciplina de Socioantropologia do curso de Odontologia da Universidade de Itaúna, sob orientação do professor Lúcio Aparecido Moreira.
Itaúna
2014
Primeira Parte – Fichamento de Citações
1. “As formulações teóricas de Karl Marx acerca da vida social, especialmente a análise que faz da sociedade capitalista e de sua superação, provocaram desde o princípio tamanho impacto nos meios intelectuais que, para alguns, grande parte da sociologia ocidental tem sido uma tentativa incessante de corroborar ou de negar as questões por ele levantadas. [...]” (p. 25)
2. “[...] A realidade histórica desenvolve-se enquanto manifestação da razão, num processo incessante de auto-superação desencadeado pelo conflito e pela contradição que lhe são inerentes. [...]” (p. 26)
3. “[...] Aplicada aos fenômenos historicamente produzidos, a ótica dialética cuida de apontar as contradições constitutivas da vida social que resultam na negação e superação de uma determinada ordem.” (p. 26)
4. “Outro tópico recorrente no pensamento político e filosófico, sobretudo ao “longo do século 18, refere-se à perda de autocontrole por parte dos seres humanos, subjugados pela sua própria criação: a riqueza da vida material e seus refinamentos. [...]” (p.26)
5. “[...] Embora inicialmente seduzidos pelas teses de Feuerbach, logo Marx e Engels rebateram-nas vigorosamente por considerarem tal crítica religiosa uma simples “luta contra frases”.