Condutos Forçados
CONDUTOS FORÇADOS
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE CONDUTOS FORÇADOS
a) Citar, no mínimo, 4 diferentes materiais utilizados na fabricação de condutos forçados e explicar as principais características destes tubos.
b) Escolher um dos materiais acima e descrever o processo de fabricação do tubo.
c) Para os condutos forçados em geral, quais os diâmetros comerciais mais frequentes? Qual a origem dos números que dão os valores dos diâmetros?
d) Citar, no mínimo, 4 tipos de juntas diferentes, utilizadas em tubos para condutos forçados. Explicar como se dá a vedação. Mostrar figuras.
e) O que é classe de um tubo (conduto forçado)? Como podemos saber se um tubo é de uma classe ou de outra, além de ler no “rótulo” do tubo?
f) Como se dá a junção de dois tubos de classes diferentes? Qual a característica que os tubos de classes diferentes devem atender?
QUESTÃO A)
- Policloreto de Vinila Clorado (CPVC) - O CPVC é um material bastante utilizado em sistemas de combate a incêndio, assim como os comumente utilizados na alimentação de sprinklers, pois possui boa resistência à temperatura e é quimicamente inerte, o que é importante especialmente com relação à corrosão galvânica. Os produtos confeccionados com CPVC apresentam algumas vantagens, uma delas é a simplicidade de execução de suas instalações. Outra vantagem é que não transmite gosto nem odor à água, pois é produzido com material totalmente atóxico. Alia-se a isso o fato de demonstrar durabilidade e resistência a corrosão, como corrosão eletroquímica ou galvânica, devido a sua alta resistência aos ataques químicos das substâncias contidas na água, como cloro, ferro, flúor, etc. -Ferro Fundido - O