Um pouquinho de filosofia e sociologia
FILOSOFIA
Platão: Platão foi o primeiro seguidor de Sócrates, que documentou os ensinamentos socráticos. É Platão quem fundamenta, de verdade, a dialética: o uso do diálogo na busca pela verdade, com uso da maiêutica e ironia.
Para Platão, existe um conhecimento verdadeiro, uma essência. As Formas platônicas seriam esses conhecimentos. Cada forma seria perfeita, eterna e imutável. As formas seriam percebidas pela alma, pelo pensamento racional, e pertenceriam ao mundo das Ideias, onde estariam todas as formas, perfeitas.
Platão acredita na reminiscência: cada ser humano nasceria já com uma lembrança das formas perfeitas, que sua alma teria entrado em contato no mundo das ideias, antes dele nascer. Por isso, as ideias são inatas (já nascemos com elas).
Já os objetos materiais seriam percebidos pelos sentidos, enganosos e mutáveis, pertencentes ao mundo concreto.
Platão: Superioridade da razão sobre os sentidos, formas perfeitas, reminiscência.
Alegoria da caverna: foi um mito criado por Platão para comparar ao trabalho do filósofo. Nessa alegoria, existiria uma caverna, onde a luz entraria apenas parcialmente. Nessa caverna, prisioneiros ficariam de costas para a entrada de luz, e veriam apenas as sombras do mundo exterior, ficando imaginando o que estas seriam. Até que um desses prisioneiros consegue-se libertar, entra em contato com o mundo exterior e verdadeiro, inicialmente sofre para entende-lo, depois tenta convencer os outros prisioneiros, que não acreditam nele.
Na alegoria, a caverna seria o mundo concreto e enganoso, percebido apenas pelos sentidos. O prisioneiro que se liberta é o filósofo, que entra em contato com o mundo verdadeiro (o mundo das ideias) e tenta levar outros para aquela realidade.
Aristóteles: discípulo de Sócrates, se contrapõe a Platão pois defende a superioridade dos sentidos sobre a razão.
Se para Platão, as ideias eram inatas e perfeitas, para Aristóteles a razão era inata (nascia com o homem) e