Um olhar sobre o construtivismo
13
Mario Carretero: Um olhar sobre o construtivismo
O construtivismo tem se constituído nos últimos anos em uma alternativa frente a alguns dos problemas educativos essenciais de nossos dias. Construtivismo e educação, do professor Mario Carretero, apresenta uma visão reflexiva, critica e ordenada dos pressupostos centrais do construtivismo., ainda, uma visão atualizada do desenvolvimento cognitivo que contêm os aportes vigotskianos, neopiagetianos e cognitivos em geral. Problemas cruciais na prática docente - como são a compreensão e a motivação na sala de aula - também são encontrados nesta obra dirigida aos educadores empenhados em levar adiante uma reforma educativa com perfil realmente alinhado aos novos paradigmas do ensino contemporâneo.
O psicólogo espanhol Mario Carretero conhece bem os prejuízos e traumas causados por uma educação mecânica e autoritária.
Estudante na época em que o ditador Francisco Franco governava a Espanha (1936-1975), Carretero lembra-se com pesar das aulas rígidas na Educação Básica. “A única resposta que eu recebia era: guarde as informações de memória.” Trabalhando com programas de formação docente, começou a pesquisar o funcionamento do processo de trocas conceituais, maneira pela qual conhecimentos antigos são transformados em ideias novas. Essas mudanças são, segundo ele, determinantes na aprendizagem.
Hoje Carretero é catedrático da Universidade Autônoma de Madri e pesquisador da Faculdade Latino-Americana de Ciências
Sociais, em Buenos Aires. Nesta entrevista, ele critica o que chama de “simplificações dos conceitos envolvidos no construtivismo”, como o de que há somente um conhecimento prévio e que ele pode ser avaliado com uma simples pergunta. Além disso, mostra estratégias para promover um aprendizado significativo.
Segundo Mario Carretero, construtivismo “é a ideia que sustenta que o indivíduo - tanto nos aspectos cognitivos quanto sociais do