um novo caminho para o mercado de trabalho
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
Vivemos na era do conhecimento, da tecnologia, momento de respostas rápidas as novas necessidades que surgem, e dentro deste contexto surge também um novo tipo de profissional que não busca a segurança e estabilidade de um emprego convencional, mas trabalha para varias empresas, criando projetos ou dando assistência nas áreas que precisam, este novo profissional é o freelancer.
2 DESENVOLVIMENTO
Muitas empresas de grande porte vêm buscando os serviços de freelancers para ajudar com a sobrecarga de serviços ou mesmo para baratear o custo dos produtos oferecidos, é o caso da IBM e de outras que empresas que possuem uma certa flexibilidade em sua estrutura organizacional, e fogem do padrão formal de uma empresa burocrática, onde existe uma rotina única com horários específicos e pré determinados, hierarquias com papeis definidos. possuindo um caráter impessoal e de coação, onde o chefe é quem manda e decide e cabe ao subordinado obedecer, observe a definição deste tipo de autoridade por Bresser-Pereira (2004, pág 15)
“Elas conferem à pessoa investida de autoridade o poder de coação sobre os subordinados e coloca à sua disposição meios coercitivos capazes de impor disciplina. Em outras palavras, a autoridade burocrática é baseada no Direito, entendendo-se por Direito um sistema de normas cuja obediência pode ser imposta pela coação”.
Desta forma a grande diferença entre a estrutura destas empresas e a burocrática é a capacidade de adaptação as novas realidades e conceitos administrativos.
Empresas como a Google e o Facebook fogem ainda mais desta forma de organização, pois enquanto nas empresas tradicionais as chefias determinam objetivos a serem alcançados, a Google por exemplo ajuda os seus funcionários atingirem os objetivos propostos pelos mesmos, sendo encorajados a serem seus próprios lideres, avaliando o próprio desempenho, propondo