Um Livro Que Quase Mudou Minha Vida
Um livro que quase mudou minha vida – A Cabana
‘’A Cabana’’ é uma ficção escrita por William P. Young, onde é apresentada a história da tragédia de uma família: Mack Allen teve sua filha Missy raptada durante um acampamento de fim de semana. A garota nunca fora encontrada, mas sinais de que ela teria sido violentada e assassinada foram achados em uma cabana em meio às montanhas.
Depois de três anos e meio, o pai recebe um bilhete supostamente escrito por Deus, convidando-o para uma visita à cabana. Aceitando esse convite, o autor faz dessa visita uma grande reflexão sobre a presença de Deus em nossas vidas. Este livro mudou ou quase mudou minha vida em relação à visão da crença, da religiosidade e da fé. Mesmo que a história seja baseada nos fundamentos cristãos, através da discordância das personagens dos estereótipos supostos para a Santíssima Trindade, o autor constrói uma narrativa que nos ajuda a ver as peculiaridades da vida sob um olhar mais crítico, independente da fé professada.
Por que, por exemplo, temos a imagem de Deus como um velho com barbas longas e cabelo branco? Quando Mack Allen vê Deus pela primeira vez como uma mulher negra, gorda, típica imagem de uma empregada doméstica, ele tem um choque, assim como a maioria de nós teríamos. Essa expansão de pensamento pode ser estendida por nós a várias áreas, não somente na questão religiosa.
Quanto à presença de Deus, isso nos é apresentado através da incapacidade de Mack compreender a motivação pela qual Deus, sendo tão poderoso como é, não faz nada pra amenizar seu sofrimento (assim como todos nós nos perguntamos às vezes). É uma coisa que já conhecemos, mas que recai sobre todos nós em algum momento da vida, pois a tristeza e depressão são inerentes à vontade humana. O livro nos guia para uma resposta que é apresentada já na Bíblia: o livre-arbítrio.
Deus não pode interferir nas ações humanas, mas isso não significa que estejamos