Trabalho De Ciencias
A meningite não se transmite com tanta facilidade como a gripe, e um contato mais prolongado é necessário para o contágio.
Familiares, colegas de turma, namorados e pessoas que residem no mesmo dormitório são aqueles com maior risco. A meningite é transmitida pela saliva, porém, compartilhar copos e talheres parece não ser um fator de risco grande.
A maioria das pessoas que se contaminam com o meningococo não desenvolvem doença
Quais os sintomas de meningite
A meningite pode ter uma apresentação clínica aguda e fulminante, com uma rápida evolução e potencialmente mortal, ou uma evolução progressiva a partir dum foco infeccioso fora do sistema nervoso central; sinusite, pneumonia, osteomielite. Os sintomas mais comuns incluem febre persistente, mal-estar geral, alterações visuais com intolerância à luz, dores de cabeça, enjoos, vómitos, convulsões, alterações do estado de consciência com evolução para o estado de coma. Os doentes com meningite podem apresentação rigidez ou tensão na mobilização do pescoço e dor lombar aquando da mobilização dos membros inferiores. Nas crianças esta doença pode fazer parte duma situação clínica complexa e emergente; a sepsis meningocócica – e muitos dos sintomas, acima referidos, podem ser mascarados pela infecção generalizada que a criança apresenta. Tipicamente surgem a nível da pele pequenas manchas vermelhas punctiformes; petéquias.
Consequencias Meningite meningocócica: infecção das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula). Pode ser provocada por vírus, mas a forma mais comum de meningite é causada por uma bactéria - o meningococo. Os sintomas iniciais são febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. O doente não consegue encostar o queixo no peito e deve ser hospitalizado imediatamente, sendo submetido a tratamento por antibióticos, pois a doença pode ser fatal. Como é transmitida por espirro, tosse ou fala, é importante a notificação à escola caso uma criança a