Um estudo sobre o oligopólio nas empresas de telefonia e internet
Oligopólio é um modelo de economia politica na qual, poucas empresas têm grandes participações no mercado, portanto, têm poderes para decidirem preços dos serviços, quantidade e até local da prestação destes.
As características são:
Inflexibilidade de preços: os preços em vigor são estabilizados, sendo evitada a competição;
Predominância dos preços, sendo que todos os vendedores aceitam os preços estabelecidos;
Ocorrência de ações em conjunto, frequentemente dando origem a trustes
Truste é uma coligação econômica ou financeira, ou um agrupamento de empresas que tem como objetivo diminuir e eliminar a concorrência, dividindo o mercado. Muitas vezes ocorre a criação de um cartel, no qual as poucas empresas dominantes fazem um acordo para manter o preço do produto comercializado.
Quem sofre com esse modelo de economia política, é o consumidor final, que está condenado a um serviço ruim, de baixa qualidade e investimento, e principalmente caro, sendo umas das piores conexões do mundo.
Segundo o último senso divulgado pela empresa Ookla, que faz diagnóstico de redes, o Brasil ficou com a já prevista péssima posição, 68, em velocidade de download, atrás de países como Ruanda (63 lugar), Montenegro (59) e Quirguistão (51). A velocidade considerada de download no Brasil, no chamado Net Index, foi de 3,40Mbps, abaixo da média, de 7,67Mbps.
O ranking é liderado por Coreia do Sul, com 36,5Mbps, seguida de Letônia (23,3Mbps), Moldávia (21,5Mbps), Japão (20,3Mbps) e Suécia (19,8Mbps).
Esse modelo dificulta, ou até impede que outras empresas, menores, possam oferecer seus serviços, pois elas não