um esboço da antropologia economica
Economia é a ciência humana que estuda a produção, a Distribuição, e as distribuições de bens e serviços ern uma sociedade ou nun conjunto de sociedades que estão em relacionamento umas com as outras.
A economia é fruto do pensamento grego clássico.
Economia vem do grego: "regulamento da casa" (oikos = casa; nomos = regra), Subentendese que "casa" tem uma acepção bem maior do que lar: tem um sentido de espaço onde vive e produz uma família, que pode ser uma família extensa (incluindo escravos) ou até um segmento de uma linhagem.
Mas a Economia como ciência humana só foi se desenvolver, como a Antropologia, no Iluminismo, praticamente quando se iniciam os primeiros passos da industrialização, quando, de fato, o trabalho salta fora do processo social (familiar, tribal ou feudal) e vira uma categoria à parte na forma de trabalhadores sem vínculos, uma classe em seu próprio direito.
Mas mais se desenvolveu com o escocês foi C0111 o escocês Adarn Smith, em seu famosíssimo livro A riqueza das nações (1777), ao discutir a autonomia do conceito do trabalho e postular o mercado como o regulador da produção e da distribuição de bens (lei da oferta e procura), que a Economia ganhou seu objeto de pesquisa, com método próprio, tornando-se uma ciência social autônoma. Desde então ela se transformou num campo fundamental para se entender os homens e as sociedades.
Para muitos cientistas e filósofos a Economia é uma ciência que influencia e até determina o comportamento, a organização social, a política, a ideologia, e inclusive a auto-imagem que os homens fazem de si.
VALOR DE USO E VALOR DE TROCA
Entendemos como bens econômicos tudo aquilo que serve para consumo, seja imediato, seja postergado. Quando o consumo é imediato e exclusivo, diz-se que o bem econômico tem valor de USO (coisas que eu compro no mercado); quando postergado, diz-se que serve para obter outro bem de consumo, tem valor de troca (casa, carro...).
Esse fato separa as