Um Breve Estudo Sobre Virtualização e Sua Aplicação em uma Empresa de Temperos
Temperos
O artigo tem como tema a definição do conceito de máquinas virtuais e suas aplicações e também a apresentação de um estudo de caso.
A virtualização vem sendo utilizada a muito tempo, tendo sido iniciada nos antigos mainframes da IBM. Ela consiste na simulação, ou virtualização, de diferentes sistemas operacionais em um mesmo computador de forma paralela. As máquinas simuladas são chamadas de máquinas virtuais(Virtual Machines), enquanto o computador responsável pela simulação dessas máquinas é chamado de sistema hospedeiro(Host System). Os softwares responsáveis por essa virtualização são chamados de hipervisores. Esta aplicação tem como um dos principais objetivos a redução do tempo ocioso do processador.
O Hipervisor é responsável pela administração do acesso das várias máquinas virtuais ao recursos físicos, e reais, do computador host. O Hipervisor do tipo 1 é executado a nível de hardware, funcionando como uma especie de présistemaoperacional. Já o tipo 2 é executado em cima de um sistema operacional verdadeiro.
Algumas ferramentas de virtualização apresentadas são o HyperV, VMware, XEN,
Microsoft virtual pc e o virtual server.
O estudo de caso trata da aplicação da ferramenta de virtualização em uma empresa de médio porte, produtora de temperos no Rio Grande do Norte. A motivação surgiu quando a empresa de temperos adquiriu um novo sistema no qual seus funcionários enviariam as informações coletadas diretamente do campo, através de dispositivos moveis, para os servidores da empresa, a fim de facilitar o processamento desses dados. Tal sistema precisa de um servidor intermediaria para conectar os dispositivos móveis ao servidor da empresa. Ao observarse que a