ultrason b-scan
Alunos: Davi Bastos
Curso: Mecânica
Turma: 6842
ULTRASSOM B-SCAN
B-SCAN
O método de ensaio por ultrassom se baseia na emissão e recepção de ondas sonoras numa superfície. Baseado no tempo que o pulso de onda em alta frequência demora para voltar e considerando o material a sua capacidade de permitir o transporte de ondas sonoras pode-se calcular a espessura da superfície. Na tela do equipamento de ultrassom o que se vê é o chamado A-SCAN. O A-SCAN é a onda do ultrassom e sua amplitude e dados originais, a partir da interpretação do A-SCAN é que se pode chegar ao B-SCAN.
O B-SCAN é o resultado dos dados obtidos pela medição de espessura do ultrassom. Este resultado é colocado numa escala onde se pode ver o perfil transversal do componente ou peça inspecionada. O rastreamento de espessuras em B-Scan, permite a localização, identificação e dimensionamento de perdas de espessura e alvéolos, fornecendo um registro permanente através de uma impressora ou fita de vídeo e mapeamentos em croquis com vista planificada.
Vantagens:
Por sua portabilidade, fácil manuseio e rápida interpretação, o ultrassom B-Scan faz com que os trabalhos de inspeção fluam com uma rapidez muito superior às encontradas nos métodos convencionais. Através da técnica do ultrassom B-Scan, pode-se realizar varreduras em superfícies superaquecidas, até 150 graus centígrados, descartando a necessidade de paralisação do equipamento ou até mesmo da unidade.
A versatilidade da técnica do ultrassom B-Scan permite efetuar as avaliações dos equipamentos sem a necessidade de remoção de pintura, bem como o rastreamento de espessuras que permite a localização e o dimensionamento de processos de deterioração tais como pittings, alvéolos, sulcos etc.
Funcionamento:
O B-scan só é possível pelos transdutores. Os transdutores do aparelho captam informações analógicas (ecos) da peça e as enviam para o aparelho. Estes sinais são digitalizados e produzem a