Ultraromantismo
Índice
Introdução 3
O filme 4
Relação com o Ultrarromantismo 5
Conclusão e Bibliografia 6
Introdução
Romantismo. Movimento artístico extremamente marcante do século XIX com uma enorme influência ainda nos dias atuais. A exemplo disso tem-se o filme “Inquietos”, baseado nessa atmosfera romântica.
O filme
Filme estadunidense de Gus van Sant do ano de 2011. Trata da história de Enoch, jovem que perde tragicamente seus pais e que passa a ser desequilibrado desde então. Ele inventa um amigo imaginário (Hiroshi), kamikaze japonês da segunda guerra que sempre o protege e ocupa seu tempo. Devido ao fato de não ter assistido ao funeral de seus pais, ele instaura em sua rotina, a visita em funerais de desconhecidos e em um deles, conhece Annabel. Porém, como toda típica história com o ar do Romantismo, não poderia faltar o amor incondicional: a moça que ele conhecera tem câncer terminal e tem também tantos problemas psicológicos quanto ele. Assim, iniciam um romance até a morte da garota.
Relação com o Ultrarromantismo Cenário sempre melancólico e frio, a forte presença da morte, sentimentos contraditórios e exagerados além da idealização da personagem Hiroshi são características extremamente presentes no Romantismo (em especial no Ultrarromantismo). Tais características estão presentes nos trabalhos de Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela como nas obras “Lembrança de Morrer”, “Meus oito anos” e “Cântico de Calvário”. Relaciona também com outros tipos de arte como a pintura e a música (em que Chopin se torna um grande exemplo do período).
Conclusão
É, pois, um filme essencialmente romântico mesmo que não tenha pertencido ao período do Romantismo. Isso se deve pela continuidade da valorização de ideais da época, mesmo que em menor quantidade. Com isso, pode-se afirmar que, na prática, o