Ultra-Sons
O som também é usado na litotrícia. A litotrícia é uma técnica não invasiva utilizada para fragmentar pedras existentes no rim ou na vesícula biliar, de forma a permitir a sua expulsão.
Este processo é feito com um aparelho chamado litrotitor para produzir ultra-sons, que são em seguida concentrados por intermédio de um reflector, de modo a poderem ser dirigidos para um ponto preciso. Os ultra-sons pulverizam pedras renais em partículas finas que podem depois ser expelidas de modo natural.
A grande vantagem da litotrícia reside na não necessidade de intervenção cirúrgica. Para além disso, é uma técnica com grande eficácia para a eliminação de cálculos sem prejudicar os tecidos envolventes. Ultrassom é um som a uma frequência superior àquela que o ouvido do ser humano pode perceber, aproximadamente 20.000 Hz. Dispositivos ultrassônicos operam de 20 kHz até vários gigahertz.
O ultrassom é usado em muitos campos.Dispositivos ultrasônicos são usados para detectar objetos e medir distâncias. Ultrassonografia é usada tanto em medicina veterinária quanto em medicina humana. Em testes não destrutiveis, o ultrassom é usado para detectar falhas em produtos e estruturas. Industrialmente, o ultrassom é usado para limpar, misturar e acelerar processos químicos.
Um som é caracterizado por vibrações (variação de pressão) no ar. O ser humano normal médio consegue distinguir, ou ouvir, sons na faixa de frequência que se estende de 20Hz a 20.000Hz aproximadamente. Acima deste intervalo, os sinais são conhecidos como ultrassons e abaixo dele,