ULtra- Som
O Ultra-som é gerado por um transdutor que transforma energia elétrica em energia mecânica, utilizando o efeito Piezoelétrico. È um aparelho de alta frequência e classificado como termofototerapia.
As ondas ultrasônicas podem também sofrer efeito de reflexão e refração para evitar esses efeitos usa-se uma substância acopladora chamada de gel.
Efeitos:
Hipermemia pela vasodilatação
Ação antiinflamatória por acelerar a reabsorção do edema
Melhora o retorno venoso e linfático por proporcionar aumento da circulação sanguínea e linfática aumentando também o retorno venoso.
Químico atuando como efeito catalizador acelerando as reações químicas
Fibrinolítico ajudando na extensibilidade e elasticidade dos tecidos conjuntivos
Regenerador por angiogênese e aumento da síntese de colágeno pelos fibroblastos.
Analgésico que leva ao aumento do metabolismo e retirada de catabólitos, levando a uma descompressão das terminações nervosas de dor local.
Relaxamento por muscular por diminuir o tônus muscular.
Métodos de aplicação:
1. Deslizamento: Usado em áreas planas sem acidentes ósseos e que suportem a pressão do cabeçote.
2. Subaquático: Usado em pacientes que refiram dor á pressão , em áreas irregulares, lesões na pele ou local de difícil acesso em extremidades.
Contra-indicações:
Ouvidos
Olhos
Ovários e testículos
Zonas de crescimento ósseo Útero grávido Neoplasias Processo infeccioso e inflamatório Cicatrizes em pós-operatório imediato e mediato/somente após 10 dias
Tromboses, flebites Área cardíaca Áreas tratadas com radioterapia
Indicações:
Edema, Entorses, Fibrose, Tendinites, Epicondilite, Contraturas, Bursites
Recomendações:
Local deve está limpo e livre de roupa e joias, utilizar sempre o gel, pois é o condutor para não causar queimaduras. Quando ligar e desligar o aparelho o cabeçote deve estar acoplado sobre a pele e sempre mantendo em 90 graus. E sempre lembrar da Tríade do US com movimentos