Ultimate Fight Championship
Foi idealizado por Rorion Gracie, filho do Hélio Gracie, responsável pelo desenvolvimento do jiu-jitsu no Brasil.
O primeiro evento foi realizado em 1993 e considerado um campeonato de Vale-Tudo, que pela falta de regras e devido aos altos índices de violência surgiram protestos que o levaram a decadência.
Mais tarde, com a venda da marca e já sob o comando e liderança dos sócios
Lorenzo Fertitta, Frank Fertitta e Dana White foram criadas novas regras, além de comissões atléticas para supervisionar as lutas a fim de aumentar a aceitabilidade da sociedade, assim, aos poucos o negócio ganhou o status de maior e mais rentável organização de Mixed Martial Arts (MMA) do mundo e que perdura até hoje.
O campeonato já existe há cerca de 20 anos e apenas há pouco tempo se tornou sucesso e febre mundial, revolucionando o mundo da luta.
O Vale-Tudo
Devido à violência, o episódio que era mostrado ao vivo e para todo o
Brasil, acabou por ser proibido no Rio de Janeiro e a mídia que antes apoiava o Vale-Tudo passou a marginalizá-la, rotulando-a de “rinha humana” e deixando-a esquecida até o início da década de 80, quando Bruce Lee, no cinema, e David Carradine, na TV, exerceram grande influência em relação aos jovens brasileiros lotando as academias de todo os país.
Um fator contribuinte para reerguer o esporte, foi quando Robson Gracie aproveitou o desafio entre Flávio Molina e Marcelo Behring para na verdade realizar um desafio entre quatro atletas da academia de Muay Thai do Molina e quatro atletas da academia de Jiu-Jitsu dos Gracie a serem realizados no Maracanã.
Foi este ambiente que contribui para o sucesso do evento, quando Robson aproveitou a febre do cinema americano e apareceu para mídia com a “Noite das Artes Marcias”.
UFC
Atualmente, o UFC é a maior organização promotora de eventos de MMA, esporte esse que abrange diversos estilos de luta como: jiu-jitsu, boxe tailândes,