uikuyky
342 palavras
2 páginas
RESUMO: O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada nos artigos publicados nos Anais da sessão temática Gestão Social do Seminários em Administração da FEA/USP (Semead), relativos aos anos de 2004 a 2006, sobre as metodologias de pesquisa qualitativa usada nos trabalhos cujo objeto de estudo fosse o Terceiro Setor. Pretendeu-se estudar que estratégias e meios de pesquisas qualitativas foram usadas. A metodologia para realização deste estudo foi a de levantamento documental e revisão bibliográfica. Foram pesquisados 13 artigos. As pesquisas são na sua maioria (92%) oriundos de instituições de ensino dos estados de Minas Gerais e São Paulo.
Detectou-se que os trabalhos são, em sua maior parte, de natureza descritiva-exploratória. Os recursos de coleta mais empregados foram: a entrevista e a consulta a documentos. O autor de metodologia cientifica mais referenciado nos trabalhos foi Robert Yin. Percebeu-se que o estudo de caso foi o método mais utilizado nas pesquisas por melhor se adequar aos interesses dos pesquisadores e pelos diversos aspectos que caracterizam esse método de investigação. Pode-se concluir que a adoção de metodologias qualitativas ainda está em fase de iniciação nas pesquisas da área de gestão social, carecendo de uma melhor noção das possibilidades e vantagens que essas metodologias oferecem, o que justifica a sua pouca presença nos trabalhos da área de administração e as falhas na concepção sobre o que seria pesquisa qualitativa. Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Terceiro Setor; Semead.
1 - Introdução
Para desenvolver uma pesquisa é necessário que se tenha um método claramente definido. De acordo com Fiorese apud Gomes & Araújo (2005) “o método (metodologia) é o conjunto de processos pelos quais se torna possível desenvolver procedimentos que permitam alcançar um determinado objetivo”. O campo das ciências sociais, ao qual pertence a administração, é rico na utilização de