ui123
632 palavras
3 páginas
CopéliaNome: Coppélia.
Coreografia: Arthur de Saint-León.
Música: Léo Delibes.
Libreto: De Nuitter e Saint-León.
Cenário: Cambon, Despléchin e Lavastre.
Estréia: O bailado estreou no Teatro Imperial da Ópera de Paris no dia 25 de maio de 1870.
História
Swanilda, a jovem mais bonita da aldeia, está noiva de Franz. Certo dia ele fica encantado por uma moça, suposta filha do Dr copélius, que todas as tardes dedica-se à leitura na janela da casa deste senhor que é um velho que fabrica brinquedos e com uma reputação de bruxo. Ele faz de tudo para chamar a atenção dela: a chama para descer, convida-a para dançar, manda beijos, mas não obtém reação. Pois Coppélia não passa de uma boneca mecânica que faz o movimento de atirar beijos, no que é respondida por Frantz.Swanilda os flagra e promete vingar-se. Ela acaba por interrogar Franz sobre o acontecido, durante uma discussão. Swanilda está enciumada: seu noivo, Frantz. Muda a cena. Na praça, os camponeses estão a dançar a mazurca enquanto Swanilda e Franz fazem um encontro forçado pelos amigos. Swanilda diz não ouvir o barulho de seu trigo, mas ele insiste que ouve, o que significaria a harmonização do amor entre o casal.
Os jovens e Franz decidem fazer uma brincadeira com doutor Coppelius, na qual sua chave fica caída no chão e Swanilda e suas amigas pegam-na e entram na casa do Doutor coppelius. Para provar sua indiferença, Swanilda, dança uma czarda com os amigos. Ela recolhe a chave que o Dr. Coppelius deixara inadvertidamente cair e chama as amigas. Temeroso, o grupo abre a porta e entra na loja do misterioso velhinho.
Doutor coppelius, intencionando insuflar vida a Coppelia e não percebendo ser Swanilda, começa a realizar mágicas. Pensa ter conseguido quando Swanilda dança, mas ao teimar com o velho e mexer nos bonecos, é mandada para a varanda de volta.
Franz invade a casa atrás de Coppelia e swanilda e ele se encontram. Tanto Franz quanto doutor coppelius descobrem a verdade.
Interior da loja.